
Fiquei pensando o que aconteceria caso seus métodos caso fossem empregados a sério na educação das nações. Com a inclusão da noção de qualidade também fora do processo de fabricação, ou seja, fora das salas de aula, a continuidade da percepção desta qualidade teria desdobramentos bem interessante. Imagino que tal medida traria impactos tão profundos e duradouros, de modo que seria impossível mesmo ao pior observador deixar de notar as marcas da qualidade em todo lugar.
Ora, o que seria qualidade nesse contexto? Não é preciso ir estudar quatro anos numa faculdade no estrangeiro para entender que a educação no mínimo forme indivíduos que sejam civilizados, seres humanos que não matem por um relógio, não roubem, nem sejam corruptos, ou seja, todas as más ações que somente crescem em todo mundo, na contramão da indústria, que só eleva os padrões de qualidade. Educação como processo está algumas décadas atrás da produção, e estranhamente parece caminhar para o sentido oposto, até mesmo em nações desenvolvidas.
Vejamos como era uma prova nos EUA em 1895, e agora em 2000, como nos informa o artigo de 2001, Importação de fracassos, que pode ser lido na íntegra aqui.
1895
GRAMÁTICA
1. Cite nove regras para o uso de Letras Maiúsculas.
3. Defina Verso, Estrofe e Parágrafo.
7-10. Escreva uma redação de aproximadamente 150 palavras e demonstre nela que você compreende o uso prático das regras gramaticais.
ARITMÉTICA
1. Nomeie e defina as Regras Fundamentais da Aritmética.
3. Se uma carga de trigo pesa 3942 lbs., quanto ela vale, ao preço de 50 cts. por bu., deduzindo 1050 lbs. para a embalagem?
HISTÓRIA AMERICANA
1. Cite as épocas em que se divide a História Americana.
3. Relacione as causas e os resultados da Guerra Revolucionária.
8. Nomeie acontecimentos relacionados às seguintes datas: 1607, 1620, 1800, 1849 e 1865.
ORTOGRAFIA
1. O que significam os seguintes: Alfabeto, ortografia fonética, etimologia, silabação?
3. O que são os seguintes, e dê um exemplo de cada: Trígrafo, subvogais, ditongo, letras cognatas, linguais?
10. Escreva 10 palavras freqüentemente pronunciadas de forma errada e indique a pronúncia através de marcas diacríticas e silabação.
GEOGRAFIA
1. O que é o clima? De que depende o clima?
3. Qual é a utilidade dos rios? Qual é a utilidade dos oceanos?
5. Nomeie e descreva os seguintes: Monrovia, Odessa, Denver, Manitoba, Hecla, Yukon, St. Helena, Juan Fernandez, Aspinwall e Orinoco.
2000
ESCRITA
Leia a passagem e escolha a palavra ou grupo de palavras que pertence a cada espaço. Marque a letra de sua resposta. [Nota: para que não fiquem dúvidas, porei, nesta matéria, o original em parênteses.]
Não há nada como a primavera no Texas. Flores selvagens ____________ simples campos de grama em oceanos de azul, rosa e amarelo. (There is nothing like spring in Texas. Wildflowers _____ plain fields of grass into oceans of blue, pink and yellow.)
F) estava transformando (was transforming)
G) transformam (transform)
H) transforma (transforms)
I) transformou (has transformed)MATEMÁTICA
Tyrone comprou uma torta de cereja por $5.99, uma caixa de doughnut holes por $1.98, e 7 doughnuts por $3.43. Quanto custou sua compra, antes da cobrança da taxa?
F) $9.40
G) $10.30
H) $10.40
I) $11.30
J) $11.40ESTUDOS SOCIAIS
Leia cada questão e escolha a melhor resposta. Então marque a letra da resposta que você escolheu.
Qual dos seguintes eventos aconteceu por último?
A) George Washington foi eleito presidente
B) Lutou-se a Guerra Civil
C) As treze colônias foram estabelecidas
D) Lutou-se a Revolução AmericanaCIÊNCIA
Leia cada questão e escolha a melhor resposta. Então preencha a resposta correta no seu cartão de respostas.
Qual destes está vivo?
A) Uma pedra
B) Um peixe
C) Uma estrela
D) Um lápis
Nenhum comentário:
Postar um comentário