domingo, 8 de março de 2009

Geração "o que é liberdade individual?"

Nesse fim de semana, na comemoração do aniversário de um amigo, tive mais uma prova que as liberdades individuais estão correndo um sério risco. Conversávamos sobre futebol, e um amigo nosso (que por sinal morto de bêbado caiu no estádio e ficou com um roxo digno de nota), contava sua aventura de voltar do jogo totalmente embreagado, em plena lei seca. Passou por uma blitz sem ser parado, com mais dois amigos no carro, e viva o Brasil.

Estávamos em uns dez na mesa, e eu falei que sou contrário a essa lei que pune com o mesmo rigor quem toma um cálice de vinho e nem envolveu-se em acidente, e que caso acontecesse de ser parado numa blitz pode sofrer grandes transtornos, da mesma forma que um motorista, como meu colega que vinha do campo bêbado, mas na tranquilidade, se é que vocês me entendem.

Fiquei atônito como todos concordaram com a lei, pelo resultado na diminuição dos acidentes. Tentei argumentar que era um absurdo não poder tomar nem um copo de cerveja, e todos falaram que a lei estava certa mesmo e ponto final.

Mal sabem eles que quem abre mão de liberdade essencial para uma pequena e temporária segurança, não merece nem liberdade nem segurança.

"They who can give up essential liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety"

Benjamin Franklin

E assim vai vivendo a geração que desconhece princípios de liberdade individual, porque jamais tiveram nem sequer acesso.

Tristes tempos, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário